Tuesday 28 August 2012

Transformação do Arquiteto Corporativo


Nos últimos anos, várias funções mudaram na área de TI e causou medo, incerteza e dúvida. Isso dar início a pergunta o que mudou, associada à função (papel) do arquiteto corporativo durante os anos e quais são os temas de atenção.   

Arquitetos corporativos têm de conhecer os termos e definições da área de negócio e de TI? Ou são apenas um outro nível de gestão, tentar consertar as desafios atuais no nível de abstração estratégico? 
Durante meus primeiros anos como arquiteto corporativo, tive de investir a maior parte do meu esforço, em estudo de estratégia de negócio e estrutura organizacional.  De repente meu centro das atenções, teve que mudar da área de TI para domínios não relacionados a tecnologia.

Eu comecei a ler vários livros básicos sobre análise, estratégia de negócios e estrutura organizacional (Quem preciso sugestões, por favor me envie um e-mail) e aproveitou o apoio das especialistas de grande experiência.

Esse conhecimento me ajudou, compreendendo as áreas de negócio e seu vocabulário, iniciar a transformação para um papel misto.

No entanto, ainda estou convencido de que um bom arquiteto corporativo constrói sua excelência, baseado a uma experiência de muito tempo no mundo real em ambos dos domínios. Então tome seu tempo e obter alguns cabelos brancos, lembrando só fazer um MBA não basta.

Como você começou a transformação? O processo inverso também é possível?

No comments:

Post a Comment