Monday 20 August 2012

Engenharia AAA – Arquitetura Corporativa (EA)


Depois de um tempo eu estou de volta para escrever sobre algo que é muito interessante. Se olharmos na abordagem da area de engenharia para iniciar uma transformação empresarial, consideramos três elementos-chave:

Asses (Motivação -> Requerimentos)
A fase de avaliação ou diagnóstico, o foco é esclarecer a motivação para a transformação, resultados pretendidos e seus requisitos.

AIM (Requerimentos -> Desenho)
A identificação como a transformação tem como objetivo resolver / enfrentar o problema. Restringindo o design desejado (prioridades) e as etapas de transformação necessárias para chegar. Estabelece o equilíbrio entre a abordagem de cima para baixo(Top-Down) e do pensamento estilo emergência.

Act (Desenho -> Implementação)
O agindo fora da transformação real (aplicação do design). Simplificada, podemos dizer durante esta fase, vamos implementar o desenho desejado. O processo começa, somente se o processo objetivo proporciona uma solução, que corresponde com a avaliação (diagnóstico).

Durante meus trabalhos como um EA, a maioria dos empresas multinacionais e nacionais usam principalmente a abordagem bottom-up (Emergenciais).

Vocês consideram este caminho correto?  No meu ponto de vista, se não há uma estratégia, não há valor.

No comments:

Post a Comment